13 de abril marca o Dia do Beijo e o temmais.com separou as bitocas mais famosas do cinema (Foto: Divulgação)

 

“O beijo é uma forma de diálogo”, assim definiu George Sand, pseudônimo da escritora Amandine Aurore Lucile Dupin. Seja como for, um beijo sempre carrega consigo múltiplos sentimentos e significados.

 

Neste 13 de abril, o mundo celebra o Dia do Beijo e nada mais justo do que relembrar os mais famosos já registrados a 24 quadros por segundo, desde os atraentes, emocionais, intensos, delicados, impulsivos e, acima de tudo, românticos. Pensando nisso, o temmais.com separou uma lista com os 15 beijos mais marcantes da história do cinema.

Nesta seleção, você irá encontrar alguns beijos indiscutivelmente icônicos. Eles estão nos filmes românticos, dramáticos, musicais, de comédia e ação. Não importa: beijos não têm gênero. Confira a lista dos beijos mais famosos, em ordem cronológica das obras:

 

Casablanca (1942)

Conhecido como um dos maiores filmes de romance da história, Casablanca se consolidou como um grande clássico, sendo lembrado até hoje em séries e filmes. O longa conta a história de Rick (Humphrey Bogart), dono de um bar que reencontra Ilsa (Ingrid Bergman), um grande amor do passado. Em um flashback, vemos os dois vivendo um romance em Paris antes da Segunda Guerra Mundial eclodir. Uma das cenas mais marcantes é o beijo que o casal troca antes de se separar pela primeira vez. “Beije-me como se fosse a última vez”, essa é a última frase que Ilsa diz antes de partir o coração do protagonista.

 

A Um Passo da Eternidade (1953)

Na obra, conhecemos três soldados que estão em uma base militar no Havaí, dentre eles, o sargento Milton Warden (Burt Lancaster), que se apaixona pela esposa de seu superior, Karen Holmes (Deborah Kerr). A Um Passo da Eternidade sofreu por trazer um adultério para as telas de cinema, o que ainda parecia muito impactante para a época. No entanto, o casal protagoniza a cena mais icônica de todo o filme graças a um beijo na praia. Esse é um daqueles casos em que uma cena consegue ser mais memorável do que a obra em si.

 

A Dama e o Vagabundo (1955)

A animação da Disney, lançada em 1955, retrata a história de dois cachorros, a Dama, que vive com uma aristocrata, e o Vagabundo, um vira-lata que mora nas ruas. A cena de beijo ocorre quando os dois estão comendo macarrão e, aos poucos, suas bocas se aproximam.

A cena icônica marcou a história do cinema e não é difícil encontrar casais apaixonados que já se inspiraram nos cãezinhos da Disney.

 

A Bela Adormecida (1957)

O famoso beijo da Disney entre Aurora e o príncipe Felipe consolida uma vertente do cinema: a ideia do beijo de um amor verdadeiro com o poder de quebrar feitiços e maldições. Na história, Aurora é amaldiçoada por Malévola a cair num sono profundo, no seu 16º aniversário. Ela só irá despertar do seu sono após um beijo de amor verdadeiro. E é o príncipe Felipe a afrontar Malévola e salvar a princesa Aurora.

 

Star Wars: O Império Contra Ataca, 1980

O beijo entre a Princesa Leia (Carrie Fisher) e Han Solo (Harrison Ford) é uma das cenas fundamentais da saga “Star Wars”.

No segundo filme da trilogia clássica, acompanhamos a jornada de Luke Skywalker (Mark Hamill) em busca de dominar a “Força” para se tornar um cavaleiro Jedi, mas o destaque vai para Leia e Han Solo. É aqui que os dois começam a desenvolver os sentimentos um pelo outro, que termina, com o derradeiro beijo.

Além disso, o longa traz um dos diálogos mais marcantes da história do cinema: a declaração que os dois trocam antes de se separarem de vez. Na cena, os dois se beijam pela segunda vez, mas o que torna esse beijo tão especial é a conversa entre os dois, quando a princesa diz: “Eu te amo”, e Han Solo responde com um sonoro “Eu sei”.

Vale lembrar que a cena foi improvisada pelo ator, pois ele acreditava que isso condizia mais com a personalidade do personagem. E os amantes da sétima arte não poderiam ser mais gratos por isso.

 

O Poderoso Chefão II (1974)

Nem todo beijo é simbolicamente amoroso. Um desses exemplos é essa cena marcante do filme “O Poderoso Chefão II”. Nela, Michael Corleone (Al Pacino) dá um beijo em seu irmão, Fredo (John Cazale), e diz “Eu sabia que era você, Fredo”, no que ficou conhecido como “O Beijo da Morte”.

A cena ganhou esse nome por causa do rumor de um costume da antiga Sicília, de que quando um homem beija outro homem, um dos dois deveria morrer. Isso, por si só, já traria imensa tensão para o momento, mas toda a trama que leva àquela cena, a tornam incrivelmente impactante.

O fatídico momento acontece em Cuba, onde os irmãos tratavam dos negócios da família, quando Michael descobre que Fredo o traiu – e consequentemente a toda família Corleone. Durante uma festa, Don se aproxima e abraça o irmão, passando algumas instruções para o mesmo. Em seguida, o beijo, e o famoso diálogo: “Eu sabia que era você, Fredo. Você partiu meu coração!”. Um beijo sútil e, ao mesmo tempo, intenso.

 

Dirty Dancing (1987)

“Dirty Dancing” é considerado um clássico dos anos 1980 e um dos filmes de maior sucesso em todos os tempos.

Situado em 1963, conta a história de Frances “Baby” Houseman (Jennifer Grey), que tem um caso com o instrutor de dança Johnny Castle, interpretado por Patrick Swayze.

“Dirty Dancing” arrecadou mais de US$ 214 milhões em todo o mundo e ganhou um Oscar pela música “(I’ve had) The time of my life”.

 

O público se apaixonou pelos personagens, a música e as rotinas de dança icônicas, incluindo o famoso “levantamento”.

Em uma das cenas mais contagiantes do cinema, o casal dança ao som da música “Time of My Life”. Eles ensaiam o beijo durante diversos momentos, mas só se beijam no final da apresentação, fazendo com que todo o salão dance junto. O beijo é o ápice da sensualidade da cena, além de ser muito romântico.

 

 “Uma Linda Mulher”, protagonizado por Richard Gere e Julia Roberts, é uma obra de 1990 que conquistou o coração de toda uma geração. Explorando sem o menor constrangimento diversos clichês das comédias românticas, o longa conta a história de uma prostituta apaixonante que conhece um cliente peculiar, que lhe paga US$ 3 mil por uma semana como sua acompanhante. O filme não é surpreendente ou inovador, mas se sustenta pela história bem contada e, claro, pela atuação de seus protagonistas.

A questão do beijo é suscitada de uma forma diferente durante o longa. Quando os dois iniciam a relação, eles estabelecem uma regra que ficou marcada pelo diálogo entre os dois: “Não beijo na boca”, diz Vivian e Edward responde: “Nem eu”.

A sensibilidade da direção também aparece quando os dois se beijam pela primeira vez, ao compor um plano sutil que ilustra, através da grade da cama, que agora eles estão presos um ao outro.

 

Ghost (1990)

Quem não se encantou e se emocionou com a linda história de amor entre Sam e Molly, que nem mesmo a morte conseguiu acabar? Por isso, a famosa cena do beijo em que eles moldam a argila e cela o amor entre os personagens, está entre os beijos mais famosos do cinema. Tudo isso embalado ao som de Unchained Melody, por The Righteous Brothers.

 

Meu Primeiro Amor (1991)

Beijos também podem ser dotados de inocência, e não há exemplo melhor do que o longa “Meu Primeiro Amor”. O filme traz a fofa história do primeiro amor entre duas crianças, Vada (Anna Chlumsky) e Thomas (Macaulay Culkin), que tem como expressão máxima a linda cena onde os dois trocam um selinho, o primeiro beijo. Veja aqui.

 

Titanic (1997)

O beijo entre Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) no navio mais famoso do mundo não poderia ficar fora dessa lista.

A cena do beijo em “Titanic” é a clássica onde os dois ficam na popa do navio, Rose com os braços abertos e Jack a segura pela cintura. Em seguida, acontece o beijo do casal. Desse jeito, não tem

como não se sentir “O Rei do Mundo”, não é mesmo Di Caprio?

 

Homem-Aranha (2002)

Um beijo que só um Homem Aranha seria capaz de dar. O desajeitado Peter Parker (Tobey Maguire) marcou a história dos filmes de heróis ao beijar sua paixão de infância, Mary Jane Watson (Kirsten Dunst), de cabeça para baixo e, ainda, na chuva. Veja aqui.

 

Diário de uma Paixão (2004)

Diário de uma Paixão é considerado como um dos filmes mais românticos. Portanto, é claro que também está na lista dos beijos mais famosos do cinema. Afinal, o beijo entre Noah Jr (Ryan Gosling) e Ellie Hamilton (Rachel McAdams), debaixo de uma forte chuva, após anos separados, marcou o cinema e o coração de muitos apaixonados. Veja aqui.

 

Sr. & Sra. Smith (2005)

Um dos beijos mais famosos do cinema é o beijo entre Brad Pitt e Angelina Jolie. O filme ajudou, inclusive, a acender a paixão entre os atores, que se casaram depois.

Mesmo separados atualmente, o casal protagonizou um dos beijos mais marcantes do cinema. Veja aqui.

 

O Segredo de Brokeback Mountain (2005)

Um dos beijos mais significativos e emocionantes do cinema foram os beijos entre os personagens Ennis (Heath Ledger) e Jack (Jake Gyllenhaal), que ajudaram a trazer a representatividade para o cinema. Além disso, a luta contra seus próprios conflitos internos proporcionaram cenas que possibilitaram o público sentir o amor e desespero dos personagens.

 

Beijos marcantes do cinema - RIC Mais

Fonte: temmais.com

Deixe seu Comentário