Médica pediatra e nutróloga Jane Maria Figueiroa Rezende Saggioro (Foto: Jane Maria Figueiroa Rezende Saggioro/Arquivo pessoal)

Quem nunca ouviu de familiares ou amigos que é perigoso entrar na piscina após comer? O conselho vem geralmente acompanhado de relatos sobre acidentes, mas será que a afirmação é totalmente verídica?

Para responder à pergunta, nossa reportagem conversou com a médica pediatra e nutróloga Jane Maria Figueiroa Rezende Saggioro.

Segundo a especialista, a atividade física, como nadar, sobretudo em alta intensidade, pode ser perigosa após a refeição.

“Ao terminar de comer, o organismo dá prioridade à digestão e há um maior fluxo de sangue no estômago. Da mesma forma, quando se pratica exercício físico, o músculo necessita de sangue”, diz.

Conforme Jane, com tantas demandas no organismo ao mesmo tempo, em um cenário no qual a pessoa queira nadar após se alimentar, pode haver um desequilíbrio na irrigação do sangue, prejudicando a digestão e o sistema nervoso, o que gera mal-estar, tontura, náuseas e vômito.

Como a principal causa desta congestão são os alimentos em abundância e denso, como pão, macarrão, refrigerante e bebidas alcoólicas, a recomendação da médica é comer pouco e com frequência a fim de fornecer energia.

“Alimentos líquidos também não trazem risco de congestão ao corpo humano. O nosso corpo tem um tempo de trabalho, quando você está parado a fisiologia é uma, quando você está em movimento é outra. Se você se alimentar em abundância, principalmente de alimentos densos, a circulação direciona o trabalho para o aparelho digestivo”, explica.

Outra questão apontada pela especialista é o choque térmico, pois após a refeição, é natural ocorrer maior fluxo de sangue para o sistema digestório. Ou seja, em alguns casos, se o banhista mergulhar em água fria, pode ocorrer o choque.

“Há uma mudança brusca de temperatura. O corpo necessita de sangue para a pele quando a pessoa entra na água para corrigir o choque térmico. Assim, deixa de mandar o sangue suficiente para a digestão”, revela.

Com relação ao intervalo de tempo após a refeição para banhar, Jane explica que o recomendado é esperar de uma hora e meia a duas horas para a prática de um esporte.

 

 

 

Fonte: temmais.com

 

Deixe seu Comentário